Resistência elétrica – elétrons em movimento

A resistência é a facilidade ou dificuldade da passagem de elétrons em um determinado condutor fazendo com que os elétrons colidam entre si e também contra os átomos que estão neste determinado objeto tendo assim uma dificuldade para a sua passagem gerando então uma corrente no condutor e esse fenômeno ganhou o nome de resistência elétrica. Ela está presente em muitas aplicações praticas como gerar energia para o aquecimento do chuveiro, no ferro de passar, pode gerar também iluminação em lâmpadas incandescentes entre outras.

A unidade de medida da resistência elétrica é o ohm (Ω) que se mede com o ohmimetro, mas geralmente é usado o multímetro.

Lei de Ohm:

R  = V / i = U / i

Os fatores que influenciam o valor da resistência seriam a capacidade de seu condutor, ou seja, quanto mais fino ou mais grosso for o condutor mais influencia a resistência se tornando proporcional ao comprimento do resistor, a resistividade do material (resistência especifica de certo condutor) os melhores seriam a prata logo após o cobre depois o ouro e por ultimo o alumínio, e a temperatura que no caso seria especifica de 20°C no caso dos metais aumenta a sua resistência quanto mais quente fica a temperatura e os semicondutores geralmente possuem em sua composição silício ou germânico diminui a resistência quando a temperatura aumenta.

Podemos ver aqui uma formula da resistência do condutor:

O ρ é resistividade elétrica em Ωm (uma unidade SI), R e a resistência elétrica uniforme de um material, l é o comprimento deste material (medido em metros) e A é a área da secção do material (medidos em metros quadrados).

Já a resistividade elétrica pode ser medida assim:

E é a magnitude do campo elétrico (em volts por metro), J é a magnitude da densidade da corrente (em amperes por metro quadrado) e ρ é resistividade elétrica em Ωm (uma unidade SI).

O resistor é um dispositivo muito importante e muito utilizado em eletrônica ele tem a capacidade de transformar energia elétrica em energia térmica (o efeito joule) e tem a capacidade de limitar a quantidade de elétrons no circuito e é medida em Ohms, esses resistores podem ser associados em:

Série: As resistências são interligadas onde possuem apenas um caminho na circulação elétrica.

Paralelo: São interligados de forma que exista mais de um caminho para a circulação da corrente elétrica.

 

Mista: Seria a mistura do circuito em série e o paralelo.

 

Bibliografia

http://www.efeitojoule.com/2010/09/circuitos-eletricos-circuito-eletrico.html

http://eletricabasica.com.br/elet.htm

http://www.mundovestibular.com.br/articles/757/1/CORRENTE-ELETRICA/Paacutegina1.html

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/isolantes-eletricos/resistencia-eletrica.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Resistividade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Resist%C3%AAncia_el%C3%A9trica

http://www.territorioscuola.com/wikipedia/pt.wikipedia.php?title=Circuito_em_paralelo

1 comentário

Arquivado em Extras

Uma resposta para “Resistência elétrica – elétrons em movimento

  1. curado

    como fazer resistencia electrica modo simples

Deixe um comentário