[1º] Copérnico e seu modelo de Universo (por Vinícius Lourenço)

Nicolau Copérnico foi um astrônomo e matemático que desenvolveu a teoria do Heliocentrismo sobre o universo. Na sua teoria, ele dizia que o Sol era o centro do sistema solar, e que a terra girava em torno do sol.

No momento em que Copérnico deu origem a sua teoria, ela provocou uma grande polêmica, pois contrariou a teoria do Geocentrismo criada por Ptolomeu e Aristóteles. Segundo eles, o centro do Universo era o planeta Terra, e todos os outros planetas giravam em torno dela.

Em sua teoria, Copérnico concluiu que a Terra era apenas mais um planeta que descrevia mais uma órbita em torno do sol que permanece fixo, e durante esse movimento, a Terra produzia outro movimento em seu próprio eixo, chamado de Rotação.

Através da observação da mudança de posicionamento do eixo rotacional da Terra, Copérnico também explicou a origem dos “Equinócios” (períodos em que o dia e a noite duram o mesmo tempo) e elaborou uma explicação sobre as Estações do ano.

Apesar de Copérnico colocar o Sol como centro do sistema solar, ele não fez do Sol o centro do Universo, porém dizia que o centro do Universo estava perto do Sol.

No momento da publicação, a teoria de Copérnico não foi aceita por muitos astrônomos, porém alguns astrônomos aceitaram partes da sua teoria, e seu modelo influenciou grandes cientistas que viriam fazer parte da história, como Galileu e Kepler que ao longo do tempo conseguiram melhorar a teoria de Copérnico.

O motivo de muitos astrônomos e cientistas duvidarem da teoria Heliocêntrica era o fato de Copérnico ter por base somente suas observações dos astros a olho nu, assim ele não tinha muitos recursos para comprovar sua teoria, porém com o tempo ela foi aceita por astrônomos e cientistas.

3 Comentários

Arquivado em SESI.1A

3 Respostas para “[1º] Copérnico e seu modelo de Universo (por Vinícius Lourenço)

  1. Luciano Infanti de Paula

    Reblogged this on like a physicist.

  2. Pingback: Einstein como você nunca viu « Rickybar’s Weblog

  3. Copérnico é um homem muito sábio. So tenho q parabenisar Copérnico e outras pessoas q publicaram nesse Site… Obg

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s